quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Contação de Histórias foi o tema seguido

Depois dos Primeiros Encontros, chegou a hora de você conhecer o que aconteceu nas Primeiras Oficinas, etapa que continuou a envolver as dez cidades beneficiadas pelo projeto Ecoteca!

O interessante universo da Contação de Histórias foi o tema abordado nas oficinas de leitura e se revelou capaz de contagiar e despertar o interesse de todos. Nesses encontros, foram trabalhadas as questões voltadas para o resgate de histórias orais, a importância da memória e a dimensão coletiva presente no ato de contá-las. Foram entregues aos participantes livros que ajudarão no desenvolvimento de projetos de leitura.

Cinco cidades deram seguimento ao trabalho com os jovens, através de oficinas precedidas por reuniões com os monitores dos grupos, que têm papel fundamental no bom desenvolvimento das atividades. Cada uma dessas iniciativas propostas pelos jovens estão tendo ótimo andamento!

Agora, fique um pouco mais antenado com o que aconteceu nas Primeiras Oficinas!

Bernardino de Campos
O grupo de 12 envolvidos é muito interessado e sempre pede por mais e mais conteúdos novos. Leituras e contações de histórias fazem parte do cotidiano das escolas, sendo que essa oficina pôde complementar o que já é feito.


Onze jovens compõem o grupo Ecojovem: o meio ambiente agradece, que envolve a coleta seletiva, apoiados pelas monitoras Cibele e Rozeli. O objetivo é a conscientização sobre a importância do meio ambiente e da reciclagem, assim como aprender a trabalhar em grupo. Já se organizaram para diversas iniciativas, como observar o bairro, conversar com os moradores, estabelecer o intercâmbio entre catadores e a companhia de sucata existente na cidade.





Carlópolis
As 34 pessoas presentes demonstraram uma grande satisfação com a entrega dos livros oferecidos. O principal tema abordado, contação de histórias, foi bem desenvolvido e contou com muitas narrativas, feitas pelos participantes. Esse é um grupo com muita “sede” de leitura, o que é ótimo!

Alguns jovens que fazem parte dos dois projetos (Levando cultura através da leitura e Reflorestarte) não puderam estar presentes devido a uma Feira de Ciências que estava acontecendo em um município próximo. Mas isso não foi motivo de desânimo! O restante do grupo se prontificou a escrever o plano de execução Firmaram, ainda, um compromisso de levar as atividades adiante, com o apoio das monitoras Durvalina, Mônica e Lúcia Mara.

Cerqueira César
A Primeira Oficina foi muito produtiva, havendo um bom entrosamento entre os oito coordenadores pedagógicos e diretores de escolas que se propuseram a atuar como multiplicadores junto aos professores. As memórias de leitura foram momentos muito emocionantes e a contação de histórias rendeu ótimas reflexões sobre as dificuldades que os professores encontram em incentivar a leitura e promover o gosto por ela no caso dos alunos mais velhos.

Cerca de 30 alunos do Ensino Médio deram andamento ao projeto escolhido: a reforma do Saltinho, um lugar muito querido por todos, que era um ponto turístico da cidade, mas que agora está bastante sujo e inutilizado. Já foram agendadas algumas ações, como o registro fotográfico do local e a execução de entrevistas com a população. O grupo conta com o envolvimento e ajuda da monitora Isabella.

Itaí
Os vinte participantes desenvolveram as propostas desta oficina com grande entusiasmo. Além disso, esse é um dos grupos que mais entende a importância da circulação das caixas de livros da Ecoteca, o que ficou bem claro nesta oficina. As bibliotecárias presentes são muito empenhadas em buscar elementos que contribuam para o exercício de suas funções e reiteraram a importância dos encontros da Ecoteca.

Os nove jovens dessa cidade possuem uma característica própria: a faixa etária menor, pois têm 11 e 12 anos. Mas isso não é um obstáculo! O encontro foi surpreendente e todos estão super engajados para levar a reforma do Laboratório de Informática da Escola Michelin adiante. A monitora Eliana é um exemplo do quanto a monitoria é importante, para que haja um bom direcionamento das intenções dos jovens..

Jardim Olinda
Participaram 31 pessoas, que se dividiram em dois grupos para o desenvolvimento imediato de iniciativas de leitura: O grupo do Ensino Infantil fará a contação de histórias nas escolas e o grupo do Ensino Fundamental irá realizar um projeto de leitura pública.



Paranapoema
Como nas outras cidades, a parte sobre sensibilização acerca do tema contação de histórias foi estimulante entre todo o grupo, contendo relatos emocionantes. Muitos dos presentes enfatizaram que a leitura está longe do seu dia a dia e, assim, a Ecoteca pode ser uma grande aliada para essa aproximação com o universo dos livros.

Pirapozinho
O grande entusiasmo pela Ecoteca continua presente em todos os participantes. As escolas já se dividiram para desenvolver a leitura, com diversos objetivos: contação de histórias com moradores antigos e crianças, contação entre salas de aula, produção de livro com histórias populares, saraus, teatros de fantoches com as histórias selecionadas.

Ribeirão Claro
A Primeira Oficina nessa cidade foi gratificante, as contribuições foram muito interessantes e houve uma rica troca de experiências sobre a leitura entre os presentes. Os textos literários surtiram efeitos muito bons: reflexivos e provocativos. No dia seguinte à oficina, foi feito um encontro de aprofundamento literário.

Sandovalina
O engajamento dos participantes é excelente. É muito clara, entre todos, a percepção da importância da leitura e realmente se mostraram muito satisfeitos com os assuntos abordados.
Já se dividiram para a elaboração de projetos: Quem Conta um Conto trabalhará diretamente com os alunos, estimulando o gosto pela leitura, o resgate da identidade cultural e a prática da cidadania. O projeto Leitura e Imagem irá despertar e desenvolver a leitura e a habilidade de observação nos educandos, através da expressão gráfica.

A proposta dos jovens para a revitalização do Jardim Alberto Sefalice está a todo vapor. Foram feitas entrevistas com diversas autoridades da cidade, com moradores, funcionários da escola e pessoas dos assentamentos. Mais que isso, já foram planejadas diversas outras ações para dar seguimento a esse ótimo projeto! Roberto e Sandra, monitores, estão fazendo um bom trabalho, além de serem muito queridos pelos alunos.

Santana do Itararé
A Primeira Oficina não aconteceu na data prevista, devido a alguns impedimentos, mas irá acontecer em breve! Lembrando que o grupo de educadoras dessa cidade é muito engajado, assim como o grupo de bibliotecários voluntários, que têm a proposta de desenvolver um grupo de estudo em paralelo.

As Segundas Oficinas irão começar logo, não deixe de visitar esse blog para acompanhar o trabalho!

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