quarta-feira, 27 de agosto de 2008

ECOTECA 2008

Em 2008, o Projeto ECOTECA volta aos municípios visitados no ano anterior para refinar e aprofundar o trabalho desenvolvido nessas comunidades.

O projeto atua, com ainda mais força, em duas frentes: incentivo à leitura, por meio de um trabalho de formação de multiplicadores junto aos educadores de escolas locais; e estímulo ao protagonismo juvenil, em que adolescentes constroem projetos de melhoria para a comunidade em que estão inseridos.

Conheça um pouco mais da proposta deste ano...

Trabalho com educadores

Em 2008, além das oficinas com os educadores, os profissionais da ECOTECA realizarão em cada município, no mês de agosto, um Primeiro Encontro, que reunirá membros da equipe da Secretaria de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, bem como bibliotecários e professores que desenvolvem atividades de leitura em sala de aula.

O objetivo desse encontro é discutir o projeto político-pedagógico, para que todos juntos possam pensar na melhor maneira de aprimorar a leitura em sala de aula durante sua rotina de trabalho.

Nesse contexto, o papel do bibliotecário ou da pessoa responsável pela(s) biblioteca(s) nas cidades é fundamental, já que ela faz a “ponte” entre a escola e a comunidade.

Após essa primeira etapa, iniciam-se as oficinas, divididas em dois módulos de 8 horas cada. O primeiro módulo ocorrerá de 22 de agosto a 11 de setembro; e o segundo, de 14 de outubro a 1º de novembro.

Trabalho com os jovens

No trabalho com os jovens, a elaboração de um projeto de intervenção cultural ou socioambiental nas comunidades onde vivem, contará com um apoio adicional da equipe da ECOTECA. Os grupos serão orientados na estruturação de seus projetos, assim como na construção de blogs para divulgar suas iniciativas.

Neste ano, mais do que estabelecer proximidade entre o jovem e a Internet, a ECOTECA levará a esses adolescentes, a oportunidade de aprenderem como montar um projeto.

Na mesma data em que ocorrem os Primeiros Encontros junto aos educadores (calendário acima), será realizada uma reunião com os jovens para que sejam tomadas as decisões sobre que projetos irão desenvolver.

As datas dos demais encontros serão divulgadas junto às Secretarias de Educação de cada município. Além disso, a medida que essas reuniões forem acontecendo, esta página será atualizada, para que você possa acompanhar o trabalho da ECOTECA mais de perto.

Troca de experiências

Ao final do trabalho em cada município, diferentemente do que ocorreu nos outros anos, o momento que marcará o encerramento do projeto será uma reunião dos grupos para que os participantes troquem experiências sobre as atividades desenvolvidas.

Nessa ocasião serão entregue também os certificados de participação a jovens e educadores.

Calendário das atividades

Calendário dos Primeiros Encontros – de 1 de agosto a 14 de agosto
Calendário das Primeiras Oficinas- 22 de agosto a 11 de setembro
Calendário das Segundas Oficinas 14 de outubro a 1o. de novembro
Reunião de encerramento - 22 de novembro a 9 de dezembro


Ficou com alguma dúvida? Envie um e-mail para a equipe da ECOTECA pelo projetoecoteca@bei.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home