quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O Projeto Ecoteca 2008 está a todo vapor!



Demos início ao projeto com um primeiro encontro envolvendo educadores e monitores nas 10 cidades participantes. O objetivo desses encontros foi conhecer melhor cada realidade escolar e aprofundar a inserção da leitura no projeto político-pedagógico das escolas locais e outras informações pertinentes. Foi feita uma extensa discussão sobre o ensino da leitura nas cidades, que foi bastante proveitosa para que cada um dos presentes pudesse refletir sobre sua responsabilidade na educação. Todos juntos foram incentivados a pensar como coletivo!
Com os grupos de monitores e alguns alunos, o objetivo foi incentivar o desenvolvimento de um projeto de intervenção em cada um dos municípios.

Agora você poderá, saber um pouco mais do que aconteceu em cada cidade!

Bernardino de Campos
O encontro contou com a participação de membros da comunidade escolar municipal e, de um modo geral, apontaram que os projetos de leitura têm sido incorporados às práticas dentro e fora da sala de aula. Foi muito gratificante notar que todos estão muito satisfeitos com os índices de alfabetização no município.

Essa cidade conta com o grande apoio de duas monitores: a professora Rozeli e a secretária de Cultura Cibele para desenvolver o trabalho com os jovens

Carlópolis
Desenvolver a Ecoteca nesse município é muito estimulante, pois os participantes são muito interessados e animados. A fala de diversas pessoas do grupo de 36 envolvidos demonstrara que a Ecoteca tem sido fundamental para a disseminação do ensino da leitura. A integração de muitos membros da comunidade escolar e de diversas bibliotecárias proporcionou ricos relatos sobre a educação em Carlópolis.

Cerca de 30 jovens estão participando da Ecoteca e já se dividiram em dois grupos para levar adiante os seguintes projetos: Contação de histórias em creches e asilos e Reflorestamento da mata ciliar. Lúcia Mara, Dirlene, Dircélia e Maria Rosa são os monitores que apóiam esse trabalho desde o ano passado.

Cerqueira César
Por uma decisão da secretaria de Educação, nesse município todos os participantes são exclusivamente da coordenadoria e direção escolar. Eles atuarão como multiplicadores junto aos professores das escolas municipais para transmitir os conhecimentos adquiridos na Ecoteca. As reflexões foram bastante ricas e proveitosas sobre o ensino da leitura no município.

O grupo de jovens está sendo reunido pela monitora e professora Isabella, que acredita que fará um belo trabalho!

Itaí
O encontro contou com a participação de 23 educadores de escolas municipais e estaduais. Todos estão satisfeitos com a melhora da educação na cidade e também apontaram que sentem a necessidade de um maior conhecimento de textos literários, o que vai de encontro com as propostas da Ecoteca para esse ano!

A monitora Eliana, que apoiou muito o projeto no ano passado, está bastante animada para o trabalho com os jovens e é a responsável pela organização do grupo para a definição do tema do projeto.

Jardim Olinda
Participaram 24 pessoas das quatro escolas existentes nessa pequena e muito agradável cidade do Paraná. Todos prestigiaram muito a Ecoteca e reforçaram a importância de um projeto como esse para fomentar a discussão sobre o hábito de ler. Defendem ainda que os encontros mantêm vivo o teor das reflexões. Por solicitação da ecretaria de Educação, esse município tem mais uma oficina para educadores em lugar do trabalho com os jovens.

Paranapoema
O acolhimento do grupo de 35 pessoas foi bastante animador e como todos participaram da Ecoteca no ano passado, foram muitas as contribuições favoráveis sobre o desenvolvimento do projeto na cidade. A leitura não é tão presente nesta cidade, mas existem iniciativas para desenvolvê-la mais e a Ecoteca é uma aliada para que isso ocorra.

Pirapozinho
Essa cidade possui o maior grupo de participantes (44) e por isso mesmo o encontro foi dividido em duas oficinas sendo uma para professores do ensino fundamental e outra para professores da educação infantil. A principal assistente da secretaria de Educação, Valdeci, sempre deu um grande apoio e incentivo ao desenvolvimento da Ecoteca. As práticas de leitura dentro e fora da sala de aula sugeridas pelo projeto no ano passado apresentaram resultados concretos. As reflexões feitas durante esse encontro puderam garantir a conscientização dos presentes sobre suas respectivas responsabilidades.

Ribeirão Claro
Essa cidade se diferenciou pela expectativa dos participantes de que as oficinas também os enriqueçam como leitores, sem o caráter exclusivamente utilitário desse tipo de aprendizado. Isso comprova que, cada vez mais, a consciência sobre a leitura está sendo enraizada no hábito das cidades beneficiadas pelo projeto.


Sandovalina
Essa cidade possui um índice de alfabetização muito alto e são muitos os projetos de incentivo à leitura, o que, na fala dos presentes, tem ligação direta com a Ecoteca. Muitos dos projetos sugeridos no ano passado passaram a fazer parte do projeto político-pedagógico das escolas municipais.

O grupo de jovens também é muito animado nessa cidade. No ano passado, obtiveram grande sucesso com o projeto de reformar a fonte da praça e, para esse ano, prometem um grande trabalho! Já se mobilizaram para levar adiante a reforma de uma pequena praça, que é um ponto muito querido pelos jovens. Os monitores Roberto e Sandra são peças fundamentais para garantir o desenvolvimento do trabalho.

Santana do Itararé
A recém-inaugurada biblioteca municipal foi o cenário do encontro e vale dizer que possui um acervo notável, selecionado pelo grupo de bibliotecários que essa cidade possui e incentiva. O grupo se mostrou muito engajado nas discussões sobre a leitura nas escolas e apresentaram os diversos projetos que são desenvolvidos nas diversas séries. Esse grupo é tão interessado que propôs a formação de um grupo de estudo paralelo ao projeto para um maior aprofundamento que estimule ainda mais o hábito da leitura no município.


Em breve, teremos mais notícias para você sobre as Primeiras Oficinas.

Mantenha-se antenado a esse blog!
E lembre-se, faça você também da leitura um hábito!

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home